Circuito das Estações Verão 2019 – Salvador/BA

thumbnail

Um dos trabalhos mais divertido e difícil da minha pequena “carreira” como fotografo esportivo.

Novamente através da Marketplace da Fotop tive o prazer de participar da cobertura do evento Circuito das Estações 2019 de Salvador/BA que aconteceu no domingo 15 de dezembro de 2019 na praia de Piatã. Junto com outros 21 fotógrafos, foram um total aproximado de quase 53 mil fotos tiradas cobrindo dois circuitos, um de 5 km e o outro de 10 km.

Confira as fotos clicando aqui.

Inicialmente quero me criticar, deveria mesmo ter levado o tripé, levei, mas deixei no carro. Com um kit 70-200 mm f4 da própria Canon montada em uma 77D, sentir dores horríveis no punho, muito peso para se sustentar durante 1 hora e meia de fotografia intensivas e sem pausa, mesmo apoiando os braços nos joelhos e sentado no banquinho.

Configuração

Nesta brincadeira conseguir fotografar 4.435 fotos, infelizmente aproveitei apenas 2.117 fotos. Usei a configuração TV, com a velocidade do obturador 1/1000 e o ISO deixei automático limitando ao máximo até 3200.

Pós processamento

Aqui eu realmente sofri, não moro em Salvador, muito menos em Lauro de Freitas. Estou na cidade para meu curso de MBA em Logística Empresarial e Supply Chain e aproveito as vindas para sincronizar com eventos e fotografa-los.

Normalmente o Evento quando se inicia as 7 horas da manhã o marketplace abre suas vendas pro mesmo dia a partir das 20 horas, neste caso por ser um evento grande eles abriram para as 8 horas da manhã da segunda-feira, exatamente para dá tempo para as fotos serem organizadas e enviadas para o site.

Para pré-selecionar, acertar horizontes, realizar algumas correções e exportar os arquivos para o tamanho máximo permitido pelo marketplace, consomem muito tempo, o qual tenho que aprender como agilizar o procedimento. Na abertura do marketplace conseguir entregar 1.120 fotos trabalhando sem parar com o único intervalo para a minha viagem de Lauro de Freitas, aonde eu fico, para Santo Antônio de Jesus. Nesse dia fui dormir as 5 da manhã indo pro trabalho as 7 horas e meia da manhã, sim 25 horas acordado.

Conclusão

Este é o meu segundo evento e estou animado para o próximo, ainda mais quando a animação dos competidores, reconhecendo o seu trabalho e a sua dedicação junto a eles, neste dia ganhei até uma água de uma senhorinha muito simpática enquanto estava trabalhando e tirando fotos sem parar.

O outro lado bom é a prática da fotografia esportiva, já que são centenas e nesse dia milhares de fatos passando pela sua lente a cada segundo, sem tempo para respirar e isso lhe faz ficar cada vez mais motivado. Porém é uma pena não ter eventos todos os dias, para tornar isso sua única fonte de renda.

Meu nome é Ciro Mercês Brandão, Brasileiro, Baiano e vulgo “papa-jaca” natural de Santo Antonio de Jesus/BA. Atualmente tenho 32 anos e sou graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências e Empreendedorismo (FACEMP) turma de 2008.2 e atualmente aluno do MBA em Logística Empresarial e Supply Chain na Universidade Salvador (Unifacs) turma 2019A.

Deixe uma resposta

Voltar para o inicio
Abrir Chat
Precisando de Ajuda?
Powered by
%d blogueiros gostam disto: